A iniciativa, que promove a diversidade da sétima arte neste país, acolherá os melhores projetos na produção de longas-metragens, ficção e documentários de estreia, curtas e longas-metragens de animação.
O Fundo é uma oportunidade de crescimento para artistas inscritos no Registro de Criadores Audiovisuais, assim como para coletivos formados por diretores, produtores, roteiristas, fotógrafos, designers, compositores, assistentes e outras especialidades.
Desde sua abertura, o Fundo estipula o cronograma de execução das obras e dá acesso aos serviços especializados do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica.
As regras do Fundo permitem alocar recursos financeiros e estabelecer novas formas de fazer e canalizar o trabalho cinematográfico através do orçamento do Estado.
A iniciativa beneficiou mais de 60 projetos em todo o país e tem sido muito bem recebida pelos criadores audiovisuais, que a veem como um incentivo à realização de filmes, ao mesmo tempo em que reconhecem o apoio a diversos pontos de vista.
A recepção dos documentos começou em 1ú de junho em formato digital devido à emergência sanitária causada pela Covid-19 na ilha.
mem/chm/bm