5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Qualificam de ultrajante o papel de Macri na repressão na Bolívia

Qualificam de ultrajante o papel de Macri na repressão na Bolívia

Buenos Aires, 9 jul (Prensa Latina) O embaixador argentino na Bolívia, Ariel Basteiro, expressou hoje sua indignação com o papel desempenhado pelo ex-presidente Mauricio Macri na repressão após o golpe contra Evo Morales em 2019.

Em declarações a Prensa Latina, Basteiro expressou seu orgulho pela mensagem de desculpas enviada na véspera do presidente argentino, Alberto Fernández; ao seu homólogo boliviano, Luis Arce, depois de saber da notícia de que sob a administração de Macri foi fornecido equipamento militar para suprimir os protestos que se seguiram ao governo de facto de Jeanine Áñez.

No dia anterior, o ministro boliviano das Relações Exteriores, Rogelio Mayta, denunciou a cumplicidade do governo do ex-presidente Macri após a revelação de uma carta do ex-comandante geral da Força Aérea Boliviana, Jorge Gonzalo Terceros Lara, enviada ao então embaixador argentino, Normando Álvarez García.

Um arquivo foi encontrado com esta nota, que mostra o nível de impunidade que tinha este comandante da força aérea, e descobre uma operação que o governo argentino, além de ilegal, além de tentar esconder, fez de uma forma secreta, precisa Basteiro.

A notícia desencadeou um grande escândalo que é o tema principal da primeira página na mídia de ambos os países.

A carta, cujo documento foi revelado pelo executivo boliviano, detalha os diversos materiais de agentes químicos enviados, tais como spray de gás lacrimogêneo e granadas de gás, além de 40.000 cartuchos AT 12/70.

mgt/may/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES