O pacote de 1.100 gramas de pão subiu de 100 para 200 libras sírias, equivalente a 7 centavos de dólares americanos, enquanto o litro de diesel subiu de 185 para 500 libras, cerca de 20 centavos da moeda americana.
O objetivo é racionalizar o subsídio e reduzi-lo a níveis lógicos, pois o custo de importação de um litro de diesel é de 1.965 libras e é vendido a apenas 185 libras, enquanto um pacote de pão custa ao governo 1.065 libras e é vendido a apenas 100 libras, informaram fontes do ministério acima mencionado consultadas pela Prensa Latina. Ele garantiu que o subsídio é mantido em uma grande proporção desses dois itens básicos e outros alimentos e gasolina, e revelou que a economia obtida com essas mudanças nos preços será usada para aumentar os salários.
A Síria enfrenta uma aguda escassez de trigo e combustível, atribuída em grande parte ao apertado bloqueio dos EUA.
O governo deste país árabe também denunciou repetidamente a ocupação por Washington de mais de 90% de seus campos de petróleo, e a pilhagem das plantações de trigo, o que obriga o estado sírio a importar ambos os itens, que exportava antes da guerra.
jcm/fm/vmc