Ativistas locais citados pela agência oficial SANA disseram que os militares dos EUA se mobilizaram após a detonação, e ainda é desconhecido se causou vítimas ou perdas materiais.
Esta é a quinta ação em menos de um mês contra os enclaves militares dos EUA na Síria, a última foi na quinta-feira quando drones atacaram a base ilegal dos EUA estabelecida no campo petrolífero al-Omar na mesma província de Deir Ezzor, localizada 450 quilômetros a nordeste desta capital.
Os Estados Unidos mantêm quase uma dúzia de bases militares ilegais nos campos de petróleo e gás, sem o consentimento das autoridades legítimas do país.
O governo de Damasco tem denunciado repetidamente esta presença ilegal, que descreveu como uma ocupação, e alegou que as ações de Washington na Síria encorajam a atividade terrorista.
Em várias ocasiões, as tribos e clãs locais expressaram sua forte rejeição às forças estrangeiras presentes sem permissão oficial em território nativo e pediram resistência popular, incluindo a resistência armada, contra os ocupantes estrangeiros.
jcm/fm/vmc