O presidente da Câmara Departamental do Livro da Paz, Ernesto Martínez, declarou à mídia nacional que será uma versão muito particular, pois, estatisticamente, já se passaram 26 anos desde o evento literário suspenso em 2020 devido à pandemia.
Segundo Martínez, a comemoração das bodas de prata da Feira acontecerá por meio de plataformas digitais e, fisicamente, no local planejado do Recinto de Feiras Chuquiago Marka, de 15 a 26 de setembro.
O evento literário, com a Alemanha como convidada de honra, atrai a participação online de todos os escritores e artistas estrangeiros que por algum motivo não podem visitar La Paz, o que abre as portas a encontros internacionais.
Da mesma forma, a Câmara apresentou a Fundação Cultural do Banco Central da Bolívia como instituição convidada.
Entre as medidas tomadas para evitar multidões durante o evento estão a suspensão das visitas às escolas e a limitação do ingresso sem carteira de vacinação no recinto da feira que, antes da pandemia, registrava 20 mil participantes.
Vendedores de livros, tradutores e distribuidores literários da região participarão do concurso onde prevalecerão obras bolivianas traduzidas para o alemão e textos sobre a nação sul-amricana escritos nessa língua e traduzidos para o espanhol.
ga/chm/jcfl