‘Desde finais de dezembro de 2020, os números começaram a aumentar todos os meses e a intensidade da transmissão tornou-se de 46%, com uma maior predominância de infecções autóctones’, disse o ministro numa aparição televisiva.
Só na última semana, disse o funcionário, o número médio de casos atingiu 4.891 em 24 horas e as mortes de 186 pessoas são lamentáveis, algumas das quais eram menores, incluindo uma criança.
Cuba mantém uma taxa de letalidade de 0,64%, e o número de mortes diárias aumentou de 10 por dia em junho para mais de 16 este mês, disse ele.
Portal também reconheceu algumas falhas no tratamento da pandemia que contribuíram para o aumento de casos, doentes em cuidados intensivos e mortes.
Entre os problemas mais relevantes, citou a proliferação de diferentes variantes e estirpes do SARS-CoV-2, o agente patogênico que provoca a Covid-19, bem como o incumprimento das medidas sanitárias, atrasos na admissão de pessoas com sintomas ou de contatos de casos confirmados, e violações nos locais de trabalho.
mgt/cdg/vmc