23 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ensaio clínico Soberana-Pediatría de Cuba avança com segunda dose

Ensaio clínico Soberana-Pediatría de Cuba avança com segunda dose

Havana, 12 jul (Prensa Latina) Os primeiros 25 adolescentes entre 12 e 18 anos incluídos no ensaio clínico contra Covid-19 de Cuba, Soberana-Pediatria, receberão hoje sua segunda injeção, anunciaram os líderes do projeto.

Em uma recente entrevista coletiva, o diretor de pesquisa do Finlay Vaccine Institute, Dagmar Garcia, explicou que os voluntários receberão a segunda dose de Soberana 02 e 28 dias depois receberão uma dose de Soberana Plus, ambas projetadas pelo centro.

Soberana-Pediatria tem a participação de 350 voluntários de Havana de três a 18 anos de idade, os quais serão administrados este esquema heterólogo, aplicado na população adulta e que já mostrou uma eficácia de 91,2% contra a doença sintomática (considerada a principal variável do estudo fase III do Soberana 02).

Esta proposta também mostrou em sua análise intermediária uma eficácia de 75,7% contra infecções e 100% de eficácia na prevenção de casos graves ou severos, e eficácia igual contra mortes.

Por outro lado, os especialistas da Finlay explicaram, na análise final da eficácia da doença sintomática para o cronograma de duas doses do Soberana 02, que a variável aumentou dos 62% relatados no estudo intermediário para 65,6%.

Com todos esses resultados, a Soberana-Pediatria também atingiu as primeiras 25 crianças de três a 12 anos de idade com a dose inicial.

A seleção dos jovens voluntários foi feita depois que a segurança da primeira injeção do Soberana 02 foi comprovada em adolescentes que tiveram um acompanhamento médico de 24, 48, 72 horas e uma semana após a imunização.

Com base nesses resultados, foi feito um relatório para receber aprovação do Centro de Controle Estadual de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos, a autoridade reguladora, sobre a inclusão do resto das crianças mais novas e a amostra de adolescentes foi ampliada para 150.

Dagmar García explicou que eles esperam ter os primeiros dados do ensaio de idade pediátrico em agosto e depois apresentar os documentos necessários para iniciar a vacinação nessa população.

As autoridades sanitárias cubanas têm enfatizado em várias ocasiões que a imunização contra a Covid-19 em crianças e adolescentes desempenha um papel fundamental, pois poderia ter um efeito muito positivo na contenção da progressão desta doença. Esta ilha caribenha apresenta uma situação epidemiológica complexa, como evidenciado pelo relatório de 6.923 novos casos e 47 mortes, os números mais altos durante toda a pandemia.

Dos confirmados naquele dia, 1.163 estavam em crianças, elevando o número total de casos de Covid-19 naquela faixa etária para 34.505. Mais de 90% dos casos diagnosticados se recuperaram, mas a morte de várias crianças pequenas é lamentável.

mem/cdg/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES