Segundo um comunicado de imprensa da instituição mexicana, o reconhecimento apoia o projeto que busca incluir a cidade oriental na Rede de Cidades Musicais Criativas, promovida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A nomeação será oficial no dia 25 de julho, durante a celebração do 506ú aniversário da fundação da cidade, que guarda um patrimônio inestimável marcado por manifestações como o filho, a trova, a conga, o bolero e a comparsa.
Uma placa colocada na La Casa de la Trova de Santiago de Cuba registrará o reconhecimento, graças ao talento do escultor Julio César Carmenaty e dos membros da Oficina Cultural pertencente à Caguayo S.A.
Programada para ser realizada sob rigorosos protocolos sanitários, a cerimônia oficial contará com a presença de autoridades locais, representantes da Companhia de Gravação e Edições Musicais, entidades culturais e do ILM.
Desta forma, a cidade caminha para um maior desenvolvimento das capacidades locais e dos valores culturais, mediada pela promoção consistente de eventos criativos, junto com a realidade econômica e social.
MEM/lbl/bm