23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Brasil:testemunhará diretora participante na compra de vacina indiana

Brasil:testemunhará diretora participante na compra de vacina indiana

Brasília, 13 jul (Prensa Latina) A jovem Emanuela Medrades, diretora técnica da empresa Precisa Medicamentos, que mediou nas negociações no Brasil para a compra da Covaxin, a vacina indiana anti-Covid-19, testemunhará hoje em uma comissão do Senado (CPI).

A informação foi dada por Omar Aziz, presidente deste conselho senatorial que avalia a administração do governo de Jair Bolsonaro diante da pandemia.

Tal convocação de Medrades foi solicitada pelos senadores Otto Alencar e Alessandro Vieira, e aprovada pela CPI em 30 de junho, quando a transferência do sigilo telefônico e telemático da convocação também foi certificada.

‘Para esclarecer os detalhes do benefício potencial da empresa indiana Bharat Biotech, representada no Brasil pela Precisa Medicamentos, na negociação da compra de vacinas pelo Ministério da Saúde, é necessária a audiência de Emanuela Medrades, diretora técnica do importador’, disse Vieira em seu pedido.

O vice-presidente do comitê, Randolfe Rodrigues, disse que é possível ouvir amanhã o testemunho do Reverendo Amilton Gomes de Paula.

A autoridade religiosa recebeu em março a aprovação da pasta da saúde para negociar a compra de 400 milhões de doses de medicamentos da empresa anglo-sueca AstraZeneca em nome do governo.

Ele teria enviado a proposta de venda do imunizante para o ministério em nome de uma organização não governamental chamada Secretaria Nacional de Assistência Humanitária, conforme relatado pelo depoente Roberto Dias em 7 de julho na CPI.

Dias, ex-diretor do Departamento de Logística do ministério, foi preso após seu testemunho.

Randolfe, que solicitou a convocação do respeitável, alegou que o valor dos antígenos negociados pelo reverendo eram de $17,50.

‘Três vezes mais do que o que o Ministério da Saúde pagou em janeiro a um laboratório indiano’, disse ele.

Segundo o legislador, a CPI também ouvirá nos próximos dias o Coronel Marcelo Blanco, ex-diretor adjunto de Logística do ministério, e José Ricardo Santana, ex-diretor da Agência de Vigilância Sanitária.

Ambos participaram da reunião em um restaurante sobre a venda de vacinas. Sua presença foi mencionada por Dias e pelo empresário Luiz Paulo Dominguetti, identificado como um intermediário entre Davati (empresa estadunidense) e o ministério na mesma negociação de 400 milhões de porções.

Em sua décima segunda semana, a CPI supervisiona o desempenho do Poder Executivo frente ao Covid-19, que até agora deixou 534.233 vidas perdidas e 19.106.971 infectados no gigante sul-americano.

jha/ocs/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES