O custo de construção e equipamento da nova instituição médica foi de 15 bilhões de libras sírias, o equivalente a seis milhões de dólares americanos, disse o presidente-executivo após a cerimônia de abertura. Explicou que se trata de uma instituição na qual se formará o pessoal médico e, ao mesmo tempo, oferecerá atendimento aos civis de Homs, já que a maioria dos hospitais foi afetada pelo terrorismo e ficou fora de serviço.
Segundo o reitor da universidade, Abdul Basset al-Khatib, o hospital é composto por cinco andares com clínicas, laboratórios e pronto-socorros, pesquisas médicas, radiologia, cirurgia cardíaca, obstetrícia e ginecologia, pediatria, além de uma sala de incubação.
Também inclui uma sala de conferências, quartos de acomodação para pacientes e equipe médica e seções de diálise e ressonância magnética, acrescentou.
Entre as obras inauguradas no mesmo dia, há também um canal de água potável de 24 quilômetros que substitui o antigo construído em 1974 e abastece a capital da província de Homs com esse líquido.
Segundo as autoridades, a construção do canal economizaria 10 mil metros cúbicos de água por dia e seu custo foi de 95 bilhões de libras, o equivalente a 35 milhões de dólares.
oda / fm/glmv