Conforme explicou o chefe do Comitê Olímpico desta nação, Nasser Al-Sayyed, o atleta de tênis de mesa Hend Zaza, nascido em 2009, é o atleta mais jovem a participar desses Jogos e é o quinto mais jovem desde as Olimpíadas de 1968.
Zaza é a primeira jogadora do ranking desta modalidade na história da Síria, e o fez após derrotar a libanesa Maria Sahakian, de 42 anos, nas mangas finais.
O segundo é o cavaleiro Ahmed Hamsho, que conseguiu se classificar depois que a Síria liderou os países do Grupo VII da Federação Internacional de Saltos Equestres.
A missão inclui também o campeão Majd Ghazal, detentor de várias medalhas e títulos no salto em altura, que conquistou a medalha de ouro em Barcelona em 2016 com um salto de 2,33 metros.
Da mesma forma, o levantador de peso Maan Asaad se classificou após ganhar vários títulos e medalhas em uma carreira de 10 anos, na qual conquistou o ouro na Challenge Cup na Suíça em 2019.
Além disso, ele ficou em quinto lugar no mundo na Tailândia no mesmo ano, enquanto em 2021 ele ganhou três medalhas de prata no Campeonato Asiático no Uzbequistão.
Da mesma forma, o triatlo Mohamed Maso reservou uma vaga nos Jogos Olímpicos ao ser convidado pelo Comitê Tripartite Asiático especializado na modalidade, após alcançar o 149ú lugar no mundo e o 11ú no nível asiático.
Por sua vez, o nadador Ayman Kalzieh ganhou o cartão de qualificação olímpica após pontuar bem durante sua participação em torneios de natação.
A participação da Síria nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 é a décima quinta da história, e seu resultado mais marcante nesse tipo de evento foi o ouro conquistado no Atletismo pelo jogador Ghada Shuaa no evento de Atlanta em 1996.
rgh / fm / glmv