A situação é complexa quando, até terça-feira, cerca de 918.000 hectares foram queimados em 67 grandes incêndios no oeste do país afetado por altas temperaturas e uma seca persistente, de acordo com o jornal The New York Times.
A publicação destaca o incêndio do Bootleg, que está desenfreado no sul do Oregon, queimando mais de 200.000 acres, tornando-o o maior de dezenas em andamento em todo o país.
De acordo com o Times, o Serviço Meteorológico Nacional emitiu um alerta de bandeira vermelha para áreas do sudoeste do Oregon, indicando condições climáticas críticas para o incidente, até a noite de quarta-feira.
Os incêndios florestais no oeste são alimentados por condições extremas de seca, umidade de um dígito e altas temperaturas.
As chamas também estão se alastrando em vários outros estados do oeste, incluindo Califórnia, Idaho, Montana e Arizona, onde dois bombeiros morreram no sábado enquanto respondiam a um incêndio, enquanto no Canadá mais de 500.000 acres foram devastados pelo incêndio, disse o relatório.
Até o momento, neste ano, quase 34.000 incêndios ocorreram nos Estados Unidos, destruindo mais de 2 milhões de acres, disse o National Interagency Fire Center.
Este número é superior ao de 2020, ano em que foram 27.770 que destruíram cerca de 1,6 milhão de hectares.
/lb/jcfl/gdc