O Fundo de Investimento Direto da Rússia anunciou na terça-feira uma colaboração com o fabricante da vacina para produzir o Sputnik V para o mercado indiano e exportá-lo para vários países, relatou o jornal The Hindu.
‘Chegamos a um acordo de colaboração com o Serum Institute of India para fabricar o Sputnik V’, declarou o diretor-geral do Fundo de Investimento Direto da Rússia, Kirill Dmitriev, em uma entrevista coletiva de Moscou.
O processo de transferência de tecnologia está em andamento há três meses e a comercialização do primeiro lote do medicamento está prevista para setembro.
Como parte da transferência técnica, o Serum Institute of India recebeu amostras de células e vetores do Gamaleya Center, o desenvolvedor da vacina Sputnik V.
O diretor-geral da instituição indiana, Adar Poonawalla, disse que a expectativa é que milhões de doses sejam fabricadas nos próximos meses, com lotes de teste a partir de setembro.
Com alta eficácia e bom perfil de segurança, é essencial que a vacina Sputnik seja totalmente acessível à população da Índia e do mundo, acrescentou.
ga / abm / fav/gdc