De acordo com o Ministério das Relações Exteriores russo, os dois diplomatas realizaram um intercâmbio aprofundado sobre estas questões à margem de sua participação na conferência internacional ‘Ásia Central e do Sul: Conectividade Regional’. Desafios e Oportunidades’ em Tashkent.
As partes prestaram atenção especial à situação atual no Afeganistão e reafirmaram sua disposição de prestar assistência ao povo daquele país através do grupo de contato da Organização de Cooperação de Xangai (OCS), informou a agência de notícias TASS.
Os representantes de Moscou e Beijing enfatizaram o papel da OCS no fortalecimento da segurança e do desenvolvimento econômico, bem como sua crescente autoridade na arena internacional.
Lavrov e Wang também trocaram opiniões sobre a coordenação de seus respectivos países em várias plataformas e organizações internacionais.
Na reunião, o ministro das Relações Exteriores da nação eurasiática enfatizou que as relações entre a Rússia e a China estão no mais alto nível de sua história e destacou a recente extensão do Tratado de Boa Vizinhança, Amizade e Cooperação entre os dois países.
Observou que este acordo desempenhou um papel vital na formação de relações bilaterais, parceria abrangente e interação estratégica.
jcm/mml/bm