A estação de televisão disse que a Força Aérea dos Estados Unidos vai implantar cerca de 25 aeronaves stealth F-22 Raptor de quinta geração este mês nas ilhas de Guam e Tinian a partir de suas bases atuais no Havaí e no Alasca, alegando sua suposta participação na Operação Pacific Iron 2021 exercícios.
A CNN acrescenta que o Pentágono tem atualmente cerca de 180 aeronaves de quinta geração e a implantação anunciada representa cerca de um quarto de todas as aeronaves ativas desta classe.
‘Nunca tivemos tantos Raptors desdobrados juntos na área de operações da Força Aérea do Pacífico’, disse o comandante dessa unidade, general Ken Wilsbach, citado pela rede.
Nos últimos dias, notou a CNN, as tensões entre as duas potências mundiais aumentaram depois que os chineses retiraram um navio de guerra dos EUA de suas águas territoriais perto das Ilhas Paracelso, no Mar da China Meridional.
A Frota dos EUA no Pacífico confirmou a passagem do seu contratorpedeiro USS Benfold numa operação que visa reafirmar a liberdade de navegação na área que a China reivindica como parte do seu mar soberano.
mem/lb/jcfl