O Ministério da Saúde e Bem-Estar da Família da Índia afirmou que os relatos de um aumento repentino nos casos de tuberculose no país entre pacientes em recuperação de Covid-19 preocupam os médicos.
A dupla morbidade da tuberculose e da Covid-19 pode ser revelada pelo fato de ambas as doenças infecciosas atacarem principalmente os pulmões, com sintomas semelhantes de tosse, febre e falta de ar, disse o portal Scroll.
No entanto, a tuberculose tem um período de incubação mais longo e um início mais lento da doença, disse a carteira.
Ele acrescentou que os bacilos da tuberculose podem estar presentes em humanos em um estado dormente e têm potencial para começar a se multiplicar quando a imunidade do indivíduo é comprometida por qualquer motivo.
O mesmo é aplicável quando uma pessoa pode ter uma imunidade reduzida devido aos efeitos do coronavírus SARS-CoV-2, que causa o Covid-19, ou por tratamento médico, especialmente imunossupressores, como esteróides.
Devido às restrições causadas pela pandemia de Covid-19, as notificações de casos de tuberculose diminuíram 25% em 2020, mas esforços estão sendo feitos para mitigar esse impacto intensificando a busca de casos.
Estudos preliminares conduzidos na Índia encontraram uma prevalência de 0,37 a 4 por cento de tuberculose em pacientes com Covid-19, observou a fonte.
mem / abm / hb