O Sistema de Informação de Incidentes InciWeb, que fornece informações sobre tais eventos, disse na segunda-feira que a situação será crítica devido aos ventos rajados de sudoeste e à baixa umidade relativa.
‘Rajadas de vento de 30 a 35 milhas por hora (uma milha representa 1,61 quilômetros) são possíveis, e a umidade relativa cairá para níveis mais baixos a médios. O fogo continuará extremamente ativo com condições de ar instáveis e combustíveis extremamente secos’, disse o relatório.
A intensa fumaça e calor do incêndio no Oregon está produzindo ‘nuvens de fogo’, também conhecidas como nuvens de pirocúmulos, disse InciWeb.
As nuvens de fogo – plumas de fumaça e cinzas que se formam no céu acima do fogo – podem lançar cinzas e brasas, às vezes até relâmpagos, em outras áreas e aumentar ainda mais o alcance do fogo.
O incêndio de Bootleg foi causado por uma causa indeterminada em 6 de julho e continuou a se espalhar e crescer desde então, devido às condições ambientais. Queimou mais de 303.791 acres, ou mais de 474 milhas quadradas.
mgt/lb/bm