O objetivo do governo de Pedro Sánchez é ter 70% dos espanhóis vacinados até o próximo agosto, uma ideia que agora está sendo perseguida com maior ansiedade devido aos surtos da pandemia.
No total, mais de 24 milhões de pessoas foram imunizadas em um país com uma população de 47,5 milhões.
A fonte apontou que a nação ibérica tem atualmente 50,7% de seus cidadãos totalmente protegidos, ou 24.041.017 cidadãos. Outras 5.443.779 pessoas têm a primeira dose.
As regiões mais avançadas neste aspecto são as Astúrias, com mais de 60% de sua população totalmente vacinada, seguidas pela Galiza, Castela e Leão, Estremadura, Aragão, Navarra, La Rioja, País Basco, Cantábria e Catalunha.
Um relatório divulgado na última sexta-feira pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), revelou que a Espanha é o sexto país do Velho Continente com a população mais totalmente vacinada acima dos 18 anos de idade, à frente da Alemanha, França e Itália.
Entretanto, muitas comunidades estão considerando um retorno ao toque de recolher matinal e algumas estão considerando não aderir ao decreto para ir sem máscaras ao ar livre.
mgt/ft/bm