De acordo com uma reportagem da televisão local, ambas as personalidades enviaram uma carta de felicitações ao país centro-americano, na qual expressaram sua solidariedade com o povo nicaraguense.
Da mesma forma, o Ministro das Relações Exteriores Bruno Rodríguez parabenizou o povo nicaraguense em sua conta no Twitter, e estendeu um abraço fraternal ao Presidente Daniel Ortega.
Rodríguez também mostrou seu apoio à nação centro-americana, diante do complexo cenário internacional em que se encontra.
Milhares de nicaraguenses saudaram a data com uma vigília popular e festividades que tiveram seu epicentro na Plaza de la Fe da capital, enquanto outras cidades e vilas dos 15 departamentos do país e duas regiões autônomas também realizaram celebrações.
A revolução nicaraguense foi a única após a revolução cubana a chegar ao poder através da luta armada em 19 de julho de 1979, depois perdê-la nas eleições (1990) e recuperá-la em 2006 pelos mesmos meios.
Nesta ocasião, a celebração da vitória revolucionária coincide com o 60ú aniversário da criação de sua principal força política, a Frente Sandinista de Liberação Nacional.
As redes sociais mostram o cenário na Praça da Revolução de Manágua, montada para a principal celebração política, no final da tarde de segunda-feira, um dia de folga para os trabalhadores do setor estatal.
mgt/kmg/bm