É a primeira vez que o Vietnã aparece neste seleto grupo ao receber de outros países capitais por mais de 16 bilhões de dólares, a agência da ONU destacou ao elevar a nação indochinesa de 24ú para 19ú lugar em sua análise sobre o assunto no ano passado.
No sudeste asiático, o investimento estrangeiro direto (IED) caiu 25% em 2020 devido à pandemia de Covid-19, mas no Vietnã caiu apenas 2%, disse.
Na região, apenas Cingapura e Indonésia estavam à frente, mas seus declínios foram de 21% e 22%, respectivamente.
Os países que mais investiram no Vietnã no ano passado foram Cingapura (5,64 bilhões de dólares, 37% do total) e Japão (2,44 bilhões de dólares, um aumento de 67% em relação a 2019).
A Unctad atribuiu o posicionamento da nação indochinesa a várias decisões, incluindo a permissão para que certas disputas entre investidores estrangeiros e o Estado fossem levadas à arbitragem internacional.
Além disso, a expansão da lista de linhas de negócios elegíveis para incentivar o IDE e a publicação de uma lista detalhada de condições para que as empresas de alta tecnologia com boas notas possam se beneficiar de incentivos fiscais.
jcm/asg/bm