24 de February de 2025

NOTICIAS

Novo dia de protestos começa na Colômbia

Novo dia de protestos começa na Colômbia

Bogotá, 20 jul (Prensa Latina) Com o grito 'Vamos para a segunda independência', milhares de pessoas começaram hoje um novo dia de protestos na Colômbia contra a administração do governo.

O protesto coincide com o Dia da Independência, que, segundo o senador da Colômbia Humana e pré-candidato presidencial Gustavo Petro, ainda está muito longe de alcançar a verdadeira paz.

‘Hoje clamamos por independência. Ontem, os fundadores desta nação queriam liberdade. Eles protestaram em 20 de julho e descobriram que a nação era mais do que um território, era um povo inteiro. Hoje devemos gritar paz e democracia: em dois séculos não as alcançamos’, disse ele.

Da mesma forma, para o advogado e professor universitário Gilberto Tobón, a Colômbia alcançará sua independência ‘quando não for mais governada pela máfia e pelos amantes da guerra’ e ‘somente quando o povo votar com consciência e não por medo ou fome, o país poderá dizer com orgulho que alcançou a independência’.

O partido Comunes assinalou que 211 anos depois a tarefa ainda está incompleta porque os colombianos devem trabalhar dia a dia para alcançar a segunda e definitiva independência.

O coletivo de esquerda lembrou que em 20 de julho de 1810 havia patriotas como José María Carbonell que fizeram deste dia uma revolta popular e não a da elite como alguns queriam.

Neste momento, indígenas, políticos, estudantes, camponeses, afrodescendentes, sindicalistas e muitos outros setores sociais do país marcham pacificamente pelas ruas de Bogotá, Bucaramanga, Barranquilla, Cali, Medellín e outras cidades do país.

msm/otf/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES