A jornada, que começará em 22 de julho e se estenderá até 28 de julho, é a primeira da manchete para pequenos Estados insulares e visa chamar a atenção para os desafios que essas nações enfrentam atualmente, indica um comunicado de imprensa.
Da mesma forma, sublinha, essa viagem marcará a primeira visita de um presidente em exercício da Assembleia Geral das Nações Unidas a São Vicente e Granadinas e a Barbados.
Bozkir abordará a necessidade de investir no turismo sustentável e na chamada economia azul, que reconhece a importância dos mares e oceanos por seu grande potencial de inovação e crescimento.
Na opinião do diplomata turco, esses são elementos centrais para os países caribenhos quando se trata de enfrentar os eventos climáticos extremos, o impacto da pandemia Covid-19 e, no caso de São Vicente e Granadinas, a recuperação da erupção do o vulcão, La Soufriere.
A primeira parada do Presidente da Assembleia Geral da ONU será Antígua e Barbuda, onde será recebido pelo Primeiro-Ministro daquele país, Gaston Browne.
Em seguida, ele viajará para São Vicente e Granadinas, onde se encontrará com o Primeiro-Ministro daquele território, Ralph Gonsalves, e outros altos funcionários de diferentes pastas, como Turismo.
A viagem será concluída em Barbados, onde está agendado um encontro com a Primeira-Ministra dessa nação, Mia Mottley.
jha / ifb /ml/gdc