Em declarações à rede Sky News, o parlamentar da oposição considerou que pagar às autoridades francesas para colocar mais polícias nas suas praias e adquirir novas tecnologias de vigilância não resolverá o problema.
O que é realmente necessário é um plano adequado de cooperação internacional que garanta rotas seguras para os migrantes que buscam se reunir com seus parentes no Reino Unido, que é uma das razões pelas quais eles vêm, disse Nandy, que também atua como chanceler na chamada sombra gabinete.
O governo britânico anunciou na noite passada que o Ministro do Interior assinou com seu homólogo francês, Gérald Darmanin, um novo acordo para tentar conter a crescente onda de imigrantes que aproveitam as boas condições climáticas para se aventurarem em barcos de borracha pelo Canal da Mancha.
O documento estabelece que Londres pagará quase 55 milhões de libras (cerca de 74 milhões de dólares) para que a Polícia Francesa redobre o patrulhamento na costa norte daquele país e instale equipamentos de vigilância.
Nandy considerou, no entanto, que esse método já havia sido tentado no passado e não funcionou, então ele pediu ao governo conservador britânico que revisse seu sistema de asilo e busque cooperação internacional para procurar traficantes de seres humanos.
A Vice-Ministra do Interior do Reino Unido, Victoria Atkins, defendeu, por sua vez, o acordo e assegurou que outro semelhante assinado no ano passado impediu cerca de 7.500 imigrantes de chegar ao país por aquela perigosa rota.
O responsável destacou ainda que o governo está a trabalhar para endurecer o sistema de asilo através de um projeto de lei que, se aprovado, permitirá o envio de imigrantes a terceiros países durante o processamento dos seus pedidos.
Atkins também considerou que as pessoas que chegam ao continente europeu devem solicitar asilo nesses países antes de tentarem cruzar para o Reino Unido.
Pelo menos 430 imigrantes chegaram à costa sul da Inglaterra na última segunda-feira, o que é o maior número em um único dia.
Segundo dados não oficiais, até o momento, neste ano, foram registradas mais de 8 mil chegadas pelo Canal da Mancha.
mem / nm /fav