Esse valor se soma ao mesmo valor comprometido pelos estados federais e será utilizado na reparação dos danos mais graves em prédios e infraestrutura municipais, além de cobertura de emergências especiais, segundo fontes do executivo federal.
A chanceler Angela Merkel e o segundo no comando do governo alemão, Olaf Scholz, prometeram ‘ajuda rápida e sem barreiras burocráticas’ após avaliar os danos preliminares de uma catástrofe que ceifou a vida de pelo menos 170 pessoas neste país.
Enquanto isso, uma porta-voz da agência federal de proteção civil THW garantiu neste dia que as chances de encontrar sobreviventes são poucas, embora o trabalho de resgate continue.
Do total de mortes, 122 correspondem ao estado federal da Renânia-Palatinado e 48 à Renânia do Norte-Vestfália, enquanto 155 continuam desaparecidos no distrito de Ahrweiler.
O número total de vítimas sobe para 40 mil e são reportados danos parciais ou totais em estradas, ferrovias, pontes, antenas de telefonia móvel, bem como em encanamentos de luz, gás e água.
O sindicato dos médicos de Marburger Bund expressou preocupação com o atendimento aos pacientes nas áreas afetadas e pediu ajuda ao pessoal de saúde de outras regiões do país.
mem / ehl /fav