Albares, Ministro das Relações Exteriores, União Europeia e Cooperação, fará sua primeira visita ao Reino Unido, onde se encontrará com seu homólogo britânico, Dominic Raab.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores espanhol, a nação ibérica valoriza positivamente os esforços feitos pela Comissão Europeia ao aprovar uma proposta de mandato adaptada ao entendimento entre Madri e Londres.
O Conselho lembrou que, após negociações no ano passado, foi alcançado um entendimento bilateral de 31 de dezembro de 2020, que foi transmitido por ambas as partes às instituições europeias.
‘Nesta base, a Comissão Europeia tem preparado um mandato de negociação e neste processo tem estado sempre em estreito contato com nosso país’, disse ele.
Entretanto, o chefe da diplomacia britânica comentou que o mandato publicado pela Comissão procura minar a soberania do Reino Unido sobre Gibraltar e, como tal, não pode formar a base para as negociações.
Em qualquer caso, Albares tomou a iniciativa de suavizar o tom, enfatizando que os laços entre o Reino Unido e a Espanha ‘são muito estreitos do ponto de vista humano e econômico’.
O Ministério das Relações Exteriores espanhol enfatizou que, após Brexit, haverá ‘uma boa oportunidade para abordar a implementação do Acordo de Comércio e Cooperação e do Acordo de Retirada’.
Gibraltar é um território britânico ultramarino, estratégico para o comércio e sobre o qual a Espanha reivindica a soberania. Uma disputa complexa que remonta a 1713 e se baseia no uso do enclave.
Para as Nações Unidas, Gibraltar, como colônia, é um dos territórios não autônomos sob a supervisão de seu Comitê Especial de Descolonização.
ga/ft/bm