O Centro Nacional de Controle de Doenças registrou mais de 6.000 infectados em 18 de julho, a maior taxa diária desde o início da pandemia, disse o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em um comunicado.
O vírus está se espalhando rapidamente por este país com um crescimento de 270% dos casos no oeste do país, 480% no sul e 50% no leste, enfatizou.
Esses números são assustadores, mas o número real provavelmente será muito maior devido à aguda escassez de evidências, estimou Abdul Kadir Musse, o representante especial da agência na Líbia.
Musse sublinhou que ‘a taxa de vacinação é muito baixa e a propagação é rápida’ neste país do norte da África.
Atingido por anos de instabilidade, o sistema de saúde da Líbia enfrenta o desafio de altas taxas de transmissão comunitária e está lutando para desacelerar a rápida disseminação e atender às necessidades da população, destaca o texto. Há dois dias, chegou a esta capital o quinto lote de vacinas russas anti-covid-19 Sputnik V com pouco mais de 900 mil doses.
A Líbia tem uma população de 6,9 milhões de pessoas, mas apenas 490 mil já foram vacinadas, segundo o Ministério da Saúde.
ga / rob / cm