23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Viagem entre chamas no caminho olímpico

Viagem entre chamas no caminho olímpico

Tóquio, 21 jul (Prensa Latina) A tocha olímpica vive hoje sua corrida contra o tempo: no dia 23 de julho deve entrar no Estádio Nacional de Tóquio depois de visitar todas as prefeituras do Japão em meio a um contexto adverso de saúde.

Marcada por singularidades em termos de tentar manter a pandemia de Covid-19 longe, a viagem superou obstáculos desde que a chama foi acesa em 25 de março no J-Village National Training Center, na cidade de Fukushima.

Apenas 150 pessoas tiveram o prazer de presenciar o evento, entre máscaras, distanciamento social e breves discursos no momento esperado, visto então como um sopro de esperança necessário para a inauguração que acontecerá na próxima sexta-feira.

Esse início teve implicações históricas, pois ocorreu na sede das operações de socorro da catástrofe nuclear de 11 de março de 2011, que se deu após um terremoto e um tsunami naquela cidade, localizada a cerca de 250 quilômetros ao norte de Tóquio.

Apesar de muitas mudanças no percurso para desviar das zonas de contágio, o fogo sagrado e seu percurso tornaram-se um passo crucial para a 32ª edição da competição poliesportiva, a primeira adiada e sem público nas arquibancadas nos mais de 120 anos de olimpismo moderno.

Os organizadores vislumbraram um momento de ouro com a realização dessa tradição no desejo de ganhar a confiança de um público cético, que temia a propagação da doença e que não respondeu como o esperado.

A jornada teve muitos detalhas singulares, entre eles, o revezamento de um robô e o de Kagawa Shigeko, uma anciã de 109 anos, os quais captaram as manchetes que perseguem a incandescência do fogo nos barcos, trens e outros meios de transporte.

Houve também momentos de aflição como quando uma mulher de 53 anos tentou apagar a chama com uma pistola d’água, durante a passagem pela cidade de Mito, região localizada no leste do Japão.

‘Oponho-me à celebração dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio. Devem ser cancelados’, gritou a cidadã japonesa antes de ser detida pelas autoridades locais.

Já na região metropolitana de Tóquio, a viagem soma 119 dias – de um total de 121 – quando faltam alguns quilômetros para chegar ao destino final e o mundo conta as horas para o início oficial da celebração sob os cinco anéis mais sui generis de todos os tempos.

ga / jdg/ cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES