Às 15h15 (hora local) desta quarta-feira, o citado terremoto sacudiu a Costa Rica, apesar de o epicentro do evento natural estar localizado a 45 quilômetros ao sul (no mar) de Punta Burica, no Panamá, muito próximo da fronteira com este país.
Daquele momento até por volta das 22h00 (hora local) de ontem, o Observatório Vulcanológico e Sismológico da Costa Rica (Ovsicori) detectou 10 tremores secundários com magnitudes superiores a 3,6 e até mesmo um de 5,11 nas proximidades do primeiro terremoto, que teve seu epicentro muito próximo ao relatado no último dia 10, de magnitude 6,3.
Embora o terremoto só tenha causado danos materiais por queda de objetos, a expectativa da população é muito grande, pois segundo especialistas a Costa Rica está no ciclo dos terremotos de Golfito, entre 35 e 40 anos, e o último foi o de 2 de abril (Sábado Santo) de 1983, com magnitude 7,6, ou seja, há 38 anos.
Outro dado do terremoto de 21 de julho, revelado pelos Ovsicori, é que ele ocorreu a uma profundidade de 10 quilômetros e teve origem na Zona de Fratura do Panamá.
Os dois especialistas consultados pela imprensa local e o presidente da Comissão Nacional de Emergências (CNE), Alexander Solís, concordam que a Costa Rica é um país altamente sísmico, com notícias diárias de tremores de terra, embora nem todos os sentidos ou perceptíveis.
Solís reiterou a necessidade de estar preparado para enfrentar um terremoto.
Entre as recomendações da CNE estão: manter a calma, evacuar de maneira ordenada e usar uma máscara para evitar a propagação do SARS-CoV-2, que causa o Covid-19; permaneça em áreas seguras previamente identificadas, não corra durante a evacuação para um local seguro e não use elevadores, mas sim escadas e saídas de emergência.
Da mesma forma, continua, em locais públicos e lotados para ir a um lugar seguro ou ponto de encontro; ajude adultos mais velhos, crianças e pessoas com deficiência a evacuarem para áreas seguras, se necessário, e ficar longe de janelas, espelhos e itens de vidro que possam quebrar.
Além disso, indica que se você estiver dirigindo, dirija com calma até um local longe de postes ou árvores.
Por fim, a CNE pede à população que se mantenha informada através dos canais oficiais e cumpra as recomendações de segurança, bem como para regressar às casas até que termine o terramoto e o regresso seja seguro.
rgh / ale / fav