Depois que o governo cubano aprovou a política de desenvolvimento territorial em 2020 e este ano colocou em vigor um pacote legal sobre o assunto, foi ampliado o número de fontes de financiamento que os projetos de desenvolvimento local podem ter, destacou a especialista.
O mais conhecido, disse, é o uso do imposto fundiário, mas há outros: a cooperação internacional, o Fundo Nacional de Ciência e Inovação, o Fundo Florestal, o Fundo Nacional do Meio Ambiente e o investimento estrangeiro direto.
‘Existem outras fontes que são legais e podem vir do exterior, e estamos analisando que a canalização de remessas também pode contribuir para essa atividade’, acrescentou Granadillo ao falar esta quarta-feira no programa de rádio e televisão Mesa Redonda.
Existem, além disso, o Orçamento do Estado e outros recursos que estão previstos no plano de economia dos governos provinciais e ao nível municipal.
Acrescentou que, como diversos atores econômicos convergem nesses processos, recursos próprios também podem ser disponibilizados para essas tarefas.
‘O que estamos propondo é que com a participação de todos os atores econômicos e de todas as fontes disponíveis, e com base na estratégia de desenvolvimento municipal aprovada, mobilizemos esses recursos com base no desenvolvimento econômico e social’, frisou.
Segundo Carlos César Torres, presidente da Sociedade Científica Cubana para o Desenvolvimento Local da Associação Nacional dos Economistas de Cuba, em 2020 havia 590 projetos desse tipo no país e neste ano estão sendo promovidos mais de 420, cerca de 80% dos na esfera econômico-produtiva.
Em Havana, exemplificou, aumenta o papel desta iniciativa, que tem 164 aprovadas pelos conselhos de administração municipal ou pelo governo provincial, 59 deles dedicados à produção de alimentos.
Na província de Holguín, acrescentou, existem 53 projetos, 18 diretamente ligados à agricultura, um à pesca, dois à produção de alimentos, um à avicultura e outro à atividade da Labiofam, entidade dedicada à produção de medicamentos.
No final de maio de 2021, esses planos haviam registrado nas contas desses projetos de desenvolvimento local uma cifra superior a 56 milhões de pesos, informou Torres.
rgh/lpn/jcfl