De acordo com uma versão preliminar do relatório elaborado pelo Instituto Superior de Saúde e pelo Ministério da Saúde, tomando como referência o período de 14 a 20 de julho, o índice Rt de transmissão da doença também aumentou, de 0,91 para 1,26.
Estes dados refletem o aumento sustentado do número médio de novos casos por dia, que subiu de 1.404 na semana de 9-15 de julho para 3.690 na semana de 16-22 de julho.
De acordo com estatísticas divulgadas no dia anterior pelo Ministério da Saúde, quatro milhões de 302.393 pessoas foram infectadas com o vírus SARS-CoV-2 e 127.920 morreram, incluindo 15 novos casos.
Apesar da retomada da curva de infecção, a pressão sobre os serviços hospitalares permanece baixa, com 1.392 em recuperação e 158 em terapia intensiva.
Por sua vez, o governo anunciou um novo decreto, que em breve será submetido à consideração do Parlamento, com medidas adicionais para lidar com a pandemia, tais como a extensão do estado de emergência a partir do dia 31 deste mês até o final do ano.
O decreto, em vigor a partir de 6 de agosto, também regulamenta o uso do certificado de vacinação verde e modifica os parâmetros de colocação das regiões no sistema de quatro níveis para a aplicação progressiva de restrições de acordo com a situação epidemiológica de cada território.
oda/fgg/bm