A mutação, agora designada VUI-21UL-01, foi detectada pela primeira vez na Inglaterra em 20 de julho e no dia anterior havia infectado 16 pessoas, embora sem consequências fatais. Quase todas as variantes do coronavírus Covid-19 proliferam no Reino Unido, embora a variante Delta, identificada pela primeira vez na Índia, represente agora 99 por cento dos casos.
De acordo com o Departamento de Saúde e Assistência Social, 36.389 novas infecções e 64 mortes foram confirmadas nas últimas horas, elevando o número total de pessoas infectadas para 5,6 milhões e 129.444 mortes desde o início da pandemia.
O aumento exponencial dos casos positivos também fez com que centenas de milhares de contatos dos infectados fossem colocados em quarentena, após serem notificados através do aplicativo eletrônico utilizado pelo Serviço Nacional de Saúde.
O alto número de pessoas em auto-isolamento coloca em risco os suprimentos dos supermercados e o governo na sexta-feira permitiu que os funcionários do setor de alimentos retornassem ao trabalho, embora eles tenham que se submeter diariamente aos testes Covid-19.
As autoridades sanitárias também informaram que a partir de sexta-feira, 36,7 milhões dos 53 milhões de adultos do país estão totalmente vacinados com as duas doses recomendadas.
mgt/nm/bm