De acordo com um comunicado de imprensa da pasta diplomática, Mouynes realizará uma reunião nesta sexta-feira com seu colega mexicano, Marcelo Ebrard, para assinar um Acordo de Parceria Estratégica que fortalecerá os laços e incorporará pilares de diálogo político, econômico, social e cultural entre as duas nações.
Como parte de sua agenda de trabalho, o chefe da diplomacia Istmian manterá conversações com seus homólogos dos Estados do Caribe, agrupados na Comunidade Caribenha, numa importante aproximação para estabelecer novas alianças e impulsionar o intercâmbio político e de cooperação, disse a fonte.
Atualmente, e para os próximos quatro anos, o Panamá mantém o secretariado-geral da Associação dos Estados do Caribe, com o objetivo de fortalecer a integração e o desenvolvimento sustentável da área e a preservação do Mar do Caribe. Para este fim, a missão diplomática panamenha concordou com um dia intenso de reuniões bilaterais com os ministros das Relações Exteriores da bacia do Caribe na sexta-feira e no sábado, à margem da reunião do Celac.
A 21ª edição deste agrupamento reuniu 33 países da América Latina e do Caribe, que representam 17% dos membros das Nações Unidas.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Panamá, esta será uma oportunidade para o Panamá fortalecer sua articulação política na região, como promotor de cooperação e multilateralismo.
Esta é a primeira reunião presencial deste tipo desde que a pandemia de Covid-19 foi declarada no início do ano passado, e é preparatória para a sexta reunião de Chefes de Estado e de Governo, que será realizada na Cidade do México em 18 de setembro. oda/npg/bm