Takato nos 60 quilos dominou suas quatro largadas para o tatame, incluindo as lutas decisivas contra Wei Yang e os cazaques Yeldos Smetov (semifinais) ambos na regra de ouro, aprimorando assim o bronze conquistado há cinco anos na edição do Rio de Janeiro
Aos 28 anos e quarto do ranking universal, Takato superou em suas primeiras apresentações por ippon o belga Jorre Verstraeten e o georgiano Lukhumi Chkhvimianiy; antes de vencer Smetov por wazari nas semifinais após 11 minutos de combate.
Multimedalhista nos grandes torneios internacionais de judô, Takato conquistou o título contra Wei Yang após mais sete minutos de luta e decidiu pelo shido, válido para catapultar os locais ao topo do judô com um ouro e uma prata.
Na divisão, o cazaque Smetov e o francês Luka Mkheidze alcançaram a medalha de bronze ao derrotar o holandês Tornike Tsjakadoea e o sul-coreano Won Jin Kim, respectivamente.
Minutos antes, Distria Krasniqi venceu a japonesa Funa Tonaki por wazari nos 48 quilos e comemorou seu primeiro ouro de cinco anéis, além de dar a Kosovo o primeiro título em Tóquio 2020.
Nos metais de bronze, a ucraniana Daria Bilodid e a mongol Urantsetseg Munkhbat venceram a israelense Shira Rishony e a portuguesa Catarina Costa, nessa ordem.
O Japão com ouro e segundo lugar dominou o primeiro dia do judô olímpico, escoltado por Kosovo com cetro de ouro; enquanto a França, Cazaquistão, Mongólia e Ucrânia adicionaram um metal de bronze cada.
mh / yma / hb