O japonês de 23 anos, que se classificou para os jogos após derrotar o bicampeão mundial Joshiro Maruyama em seu país, ganhou um wazari decisivo pelo ouro sobre o georgiano Vazha Margvelashvili, bronze do mundo em 2017.
No próprio tatame do Budokan, o auriverde Cargnin, múltiplo medalhista pan-americano, saiu em uma das semifinais para derrotar o israelense Baruch Shmailov, que conquistou por wazari.
Outro representante da região latino-americana, o costarriquenho Ian Sancho Chinchila, venceu a primeira eliminatória na categoria 66 quilos, mas depois caiu por ippon para o coreano Baul An, que conquistou a medalha de bronze.
O peruano Juan Postigos mal em sua apresentação inicial saiu devido a um ippon do austríaco Nathan Katz.
Entre as mulheres de 52 quilos, a panamenha Kristine Jiménez estreou com uma derrota para a russa Natalia Kuziutina, enquanto a brasileira Larissa Pimenta venceu contra a forte polonesa Agata Perenc, mas a campeã local Uta Abe a deixou na estrada.
Precisamente esta bicampeã mundial de 22 anos, impôs seu combate de classe pelo combate e conquistou a cobiçada medalha de ouro ao vencer a francesa Amandine Buchard, bronze do campeonato europeu de Minsk 2019.
A britânica Chelsie Giles venceu a suíça Fabienne Kocher por um dos bronzes, enquanto a italiana Odette Giuffrida levou o outro metal curtido contra a húngara Pupp Iufrida.
mh / znc / hb