27 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Onda contra o bloqueio a Cuba percorre os EUA

Onda contra o bloqueio a Cuba percorre os EUA

Washington, 25 jul (Prensa Latina) Protesto em frente à Casa Branca e caravanas nas cidades de Washington e Califórnia fazem parte da onda que, de leste a oeste, percorrerá os Estados Unidos hoje pelo fim do bloqueio de Cuba.

Depois de uma viagem de dois mil quilômetros e quase um mês de uma caminhada inédita, os cubano-americanos que fazem parte do projeto Puentes de Amor vão levantar suas vozes desde o emblemático Parque Lafayette em frente ao casarão executivo, nesta capital, para entregar suas reivindicações e uma petição assinada por mais de 27 mil pessoas.

Esse esforço contará com o apoio de outros grupos solidários com a ilha que também aqui se deslocarão enquanto decorrem diversas ações de apoio em vários pontos do território nacional.

O professor Carlos Lazo, coordenador do projeto Puentes de Amor, em várias declarações à Prensa Latina durante a peregrinação de Miami a Washington DC, expressou que o sentimento contra o bloqueio é comum em todos os lugares a que chegam.

Ele se perguntou como é possível que um governo não dê ouvidos às reivindicações desse povo, de ‘tantos e tantos, porque ninguém que está ao lado dos que amam e encontram quer mais sofrimento para as famílias cubanas’.

Ele insistiu que o presidente Joe Biden deve cumprir sua promessa de campanha porque disse que promoveria uma mudança de política em relação a Cuba e que seu governo ainda mantém as 243 medidas coercitivas ordenadas por Donald Trump, o que significa um endurecimento do cerco unilateral.

Queremos enviar remessas, abrir serviços consulares na embaixada em Havana, devolver voos a todas as províncias cubanas, restabelecer o plano de reunificação familiar e que os americanos possam viajar livremente a Cuba, enfatizou.

Para o ativista, tal política de sufocamento é ‘uma gigantesca violação dos direitos humanos’ não só do povo cubano, mas de todos aqueles que desejam ajudar os seus e são impedidos de fazê-lo.

Enquanto isso, a convocação da caravana de carros e bicicletas em São Francisco e Los Angeles, na Califórnia e em Seattle, no estado de Washington, terá como principais slogans: Fim do bloqueio aos Estados Unidos! e Mãos dos Estados Unidos fora de Cuba!

‘Por mais de 60 anos, Cuba permaneceu sob o bloqueio criminoso do governo dos Estados Unidos’, expressou o apelo à conferência, acrescentando que o mundo vê esta política como o que é ‘um atentado injusto e criminoso à soberania e aos direitos do povo cubano’.

Desde 1992, na Assembleia Geral da ONU, a voz majoritária da comunidade internacional apoia Cuba no pedido de levantamento deste cerco econômico, comercial e financeiro.

No dia 23 de junho, 184 países dos 192 membros da ONU votaram a favor do levante, apenas Estados Unidos e Israel o fizeram contra, com as abstenções do Brasil, Colômbia e Ucrânia.

oda / dfm / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES