O presidente inaugurou o principal desfile naval para o Dia da Marinha, na cidade portuária de São Petersburgo.
‘A Rússia ocupou em pouco tempo o seu lugar de direito entre as principais potências navais, percorreu um tremendo caminho de desenvolvimento desde o humilde navio de Pedro, o Grande, até potentes navios oceânicos e cruzadores submarinos nucleares’, enfatizou.
De acordo com Putin, no momento a Rússia tem uma aviação naval eficaz de longo e curto alcance e sistemas de defesa costeira confiáveis, informou a agência de notícias TASS.
Ele disse que o país também conta com mísseis hipersônicos inovadores de alta precisão, sem análogos no mundo, que aperfeiçoa ‘constantemente e com sucesso’, alertou.
Putin disse que a Marinha russa tem todo o necessário para garantir a proteção de seus interesses nacionais. ‘Somos capazes de detectar qualquer submarino, adversário de superfície ou aéreo e dar um golpe, se necessário’, disse ele.
Ele explicou que os navios russos estão em quase todas as áreas dos oceanos do mundo.
Isso significa que o Dia da Marinha marca a unidade de todas as gerações de marinheiros militares russos. «É importante e querido por toda a Rússia, pelo nosso povo, porque a nossa pátria se fortaleceu e a sua glória e grandeza se forjaram graças à bravura dos velejadores, ao seu feito e audácia», concluiu.
No desfile naval principal, que já virou tradição, participaram 54 navios, entre fragatas da Índia, Irã e Paquistão, mais de quatro mil soldados e 48 aviões e helicópteros.
oda / mml / hb