A Colômbia somou parte deles, graças a Yuberjen Martínez e Yeni Arias, enquanto o argentino Francisco Daniel Verón e o dominicano Euri Cedeño foram os outros vencedores do terceiro encontro deste esporte.
Martínez, medalha de prata do Rio de Janeiro-2016, estreou na categoria dos 52 quilos com a alegria dos 5 a 0 sobre Rajab Otukile Mahommed, de Botswana, e Arias derrotou a búlgara Stanimira Nikolaeva Petrova por 3 a 2 nos 57 quilos entre as mulheres.
Martínez, medalhista mundial de bronze de Hamburgo-2017 e medalha de prata no pan-americano de Lima-2019 subirá ao ringue no próximo sábado para enfrentar o indiano Amit, medalha de prata do mundo em Ecaterimburgo-2019.
Por sua vez, Arias enfrentará a filipina Nesthy Petecio nesta quarta-feira em busca de vaga às semifinais dos pesos penas no feminino.
Na Arena Kokugikan, Verón venceu por 5 a 0 nos 75 quilos o sueco Adam Chartoi, e no mesmo peso Euri Cedeño ,dominicano, venceu por RSC (knockout técnico) a Eldric Sella, da equipe de refugiados.
Pela porta estreita saiu a prata venezuelana do Rio de Janeiro-2016 Yoel Finol e o campeão pan-americano dominicano de Lima-2019, Rodrigo Marte, que perdeu nos 52 quilos contra o japonês Ryomei Tanaka (0-5) e o ganês Tetteh Sulemanu (2-3), respectivamente.
Da mesma forma, o argentino Ramón Quiroga perdeu por 0-5 para o espanhol Gabriel Escobar, e o porto-riquenho Yankiel Rivera por 1-4 contra o cazaque Saken Bibossinov, ambos nos 52 quilos.
Por fim, nos 57 quilos a brasileira Jucielen Romeu perdeu por 0-5 para a britânica Karriss Artingstall e o trinitário Aaron Solomon Prince 0-4 contra o eslovaco Andrej Csemez nos 75 quilos.
mh / lp / cm/gdc