A data é considerada o Dia Nacional da Rebelião na ilha devido ao seu significado histórico para a luta armada que derrubou a ditadura militar dominante do país em 1 de janeiro de 1959.
Ativistas do SRAC na Crimeia depositaram flores no monumento a Fidel Castro, líder do ataque de Moncada e do processo revolucionário cubano, na cidade de Olenevka, no Mar Negro, revelado em 5 de agosto de 2017.
No evento, Irina Kiviko, chefe da organização regional e vice-primeira ministra do governo russo, enfatizou a importância de celebrar o aniversário junto com o povo da nação antilhana.
Destacou a solidariedade da SRAC com os cubanos que apoiam o curso defendido por seu governo para proteger as conquistas da Revolução, superar as dificuldades econômicas causadas pelo bloqueio dos EUA e a pandemia da Covid-19.
O também Ministro da Fazenda da Crimeia informou sobre a iniciativa da Sociedade de erguer um monumento em homenagem ao 95ú aniversário do Comandante Ernesto Che Guevara, a ser celebrado em 14 de junho de 2023, e em homenagem à amizade entre a Rússia e Cuba.
Kiviko disse que a proposta é instalar o trabalho nas áreas da costa do Mar Negro onde se realiza o festival de esportes radicais da Crimeia Extrema, um dos territórios mais visitados da região.
mem/mml/bm