O primeiro, pela manhã, tinha magnitude de 5,9 e seu epicentro localizou-se a 15 quilômetros de profundidade e cerca de 90 a oeste da cidade de Luwuk, onde a terra tremeu ligeiramente.
Ao cair da noite, outro de magnitude 6,2 ocorreu 10 quilômetros abaixo da superfície do mar e 97 a noroeste de Luwuk com o único efeito de assustar os residentes dessas e de outras cidades próximas.
Todos os anos, a Indonésia relata cerca de 7.000 terremotos de magnitude variada, sendo que os maiores geram tsunamis de proporções equivalentes.
Nos últimos anos, o país teve de investir dezenas de milhões de dólares para melhorar seu sistema de alerta precoce para terremotos e tsunamis.
Composto por mais de 10 mil ilhas e no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, o arquipélago indonésio foi formado pela convergência de três grandes placas tectônicas, o que determina uma forte atividade sísmica.
Em dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9,1 no norte da ilha de Sumatra desencadeou um tsunami que varreu as áreas costeiras da Indonésia, Sri Lanka, Índia, Tailândia e nove outros países, matando mais de 230 mil pessoas.
mgt / asg / hb