‘Enviamos um abraço fraterno ao povo irmão de Cuba e ao Presidente Díaz Canel Bermúdez no Dia da Rebeldia Nacional, que comemora a heroica luta de Fidel contra a ditadura Batista’. Reafirmamos nosso apoio à Revolução, um exemplo de soberania e dignidade’, escreveu o presidente no Twitter.
O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, também enviou uma mensagem de felicitações ao governo e ao povo do país antilhano, na qual ele destacou sua vocação de solidariedade.
‘Nossa homenagem a Cuba, o país com o povo mais solidário do mundo, no 68ú aniversário do ataque ao quartel de Moncada, que iniciou a revolução cubana em 1953′. Glória a Fidel e aos lutadores revolucionários’, Morales também postou no Twitter.
Em 26 de julho de 1953, jovens cubanos liderados por Fidel Castro invadiram o quartel de Moncada e Carlos Manuel de Céspedes, iniciando assim uma nova etapa de luta do povo da ilha que culminou com o triunfo da Revolução de janeiro de 1959.
A data foi reconhecida como Dia Nacional da Rebeldia, e é motivo de celebração entre os cubanos, embora este ano não haverá o tradicional evento de massa devido às restrições impostas pela Covid-19.
ga/avs/bm/gdc