A YPFB enfatizou que esta atratividade se baseia em sua proximidade com os mercados da Argentina e do Brasil, enquanto este último país é interessante porque há uma alta demanda de gás por usinas termoelétricas e indústrias.
Segundo os executivos da empresa, estes aspectos foram contemplados no Plano de Reativação Upstream 2021: Novas Perspectivas e Oportunidades, que será apresentado em breve com pólos exploratórios em sete regiões bolivianas.
Enzo Michel, gerente de Contratos de Petróleo, destacou a importância do mercado argentino, um país que a Bolívia também pode alcançar graças à sua capacidade de processamento de gás e à existência de várias plantas em diferentes locais.
Segundo um tweet recente do Presidente Luis Arce, a atividade de petróleo e gás cresceu 11,1% de janeiro a abril de 2021.
Segundo o presidente, o setor de hidrocarbonetos está se recuperando junto com a recuperação econômica, enquanto o governo está desenvolvendo um plano para impulsionar de forma abrangente esta área econômica.
mem/dla/bm