O monarca hispânico foi recebido pela Ministra de Comércio Exterior e Turismo, Claudia Cornejo, e será a quarta transmissão de comando que comparecerá no Peru, já que quando era príncipe esteve nas de Alejandro Toledo, em 2001, Alan García, em 2006, e Ollanta Humala, em 2011.
Desta vez, a cerimônia coincide com o bicentenário da proclamação da independência do Peru, após quase três séculos de colônia espanhola.
Por sua vez, o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, chegou como representante do presidente daquele país, Jair Bolsonaro, e acompanhado por uma delegação de funcionários.
Na posse do primeiro presidente de esquerda, professor rural e agricultor em 200 anos de independência, haverá também chefes de Estado e outros representantes latino-americanos.
A lista inclui os presidentes da Argentina, Alberto Fernández; da Bolívia, Luis Arce Catacora; da Colômbia, Iván Duque; do Chile, Sebastián Piñera, e do Equador, Guillermo Lazo, além de ministros das relações exteriores e outros representantes governamentais.
rgh / sra / hb