O segundo dia do evento de três dias promovido pela Itália e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) vai dedicar um dos fóruns ministeriais à ‘Declaração de Matera’ do G20 sobre questões relacionadas à segurança alimentar, aprovada em 29 de junho passado.
Nesse documento, os 20 países mais industrializados do planeta ratificaram o compromisso de construir sistemas alimentares resilientes e sustentáveis para enfrentar a fome.
‘Da Declaração do G20 de Matera à Cúpula de Sistemas Alimentares: Um Marco para Coalizões de Ação Emergentes’ é o tema do painel de discussão com o Ministro das Relações Exteriores Luigi Di Maio, o Diretor Geral QU Dongyu da FAO e o economista-chefe desse órgão da ONU, Máximo Torero.
Segue-se um debate em sessão plenária moderado pela Vice-Ministra italiana do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Marina Sereni.
Por outro lado, os eventos paralelos abordarão temas como ‘Melhor financiamento, melhor alimentação. Como construir uma arquitetura de financiamento de alimentos que apoie o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’ e ‘Ações ousadas para a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres em sistemas alimentares ‘.
Além disso, ‘Direitos humanos, um quadro unificado para a transformação dos sistemas alimentares’ e ‘Garantir que ninguém seja deixado para trás: meios de subsistência equitativos nos sistemas alimentares’, entre outros.
O objetivo deste evento é abrir caminho para a reunião de cúpula sobre Sistemas Alimentares convocada pelo Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres, para setembro, em Nova Iorque
jha / fgg/ ls