De acordo com a atualização mais recente, entre as vítimas 14 morreram em consequência das inundações dentro de uma linha de metrô na capital Zhengzhou, onde a maior parte dos danos está concentrada no sistema de transporte, eletricidade e telecomunicações.
O número de pessoas atingidas pela tempestade também aumentou para 13,66 milhões, enquanto o número de pessoas realocadas para áreas mais seguras ultrapassou um milhão e há 784 mil residências com desabamentos parciais e totais.
A parte oficial especificou que 1,2 milhão de hectares de lavouras estão submersos e as avaliações de danos materiais continuam.
Além do desastre em Henan, outras regiões da China sofrem chuvas torrenciais e fortes tufões que também afetam a vida socioeconômica.
Por exemplo, em Beijing, a capital do país, as chuvas das últimas horas causaram o colapso de uma rodovia e isso por sua vez afetou edifícios próximos com um saldo de pelo menos cinco mortos e sete feridos.
A cidade mantém seu mecanismo de contingência ativo porque vive tempestades recorrentes e não descarta a interrupção total das atividades de trabalho, aulas e transporte público, principalmente do metrô, para preservar vidas.
ga / ymr / fav