23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente da Venezuela ratifica lealdade ao legado de Hugo Chávez

Presidente da Venezuela ratifica lealdade ao legado de Hugo Chávez

Caracas, 28 jul (Prensa Latina) O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ratificou a lealdade ao legado do líder Hugo Chávez (1954-2013) e a vontade de trilhar o caminho revolucionário traçado por este, no 67ú aniversário do seu nascimento hoje.

Em entrevista à cientista política Ana Sofia Cabezas, o presidente venezuelano destacou o caráter humanístico da liderança de Chávez, que conquistou de imediato o apoio dos setores populares desde sua irrupção no cenário político nacional.

‘Foi providência e natural (…) desde suas primeiras palavras e depois seus discursos e escritos, desde o movimento sindical, popular e juvenil da época, naturalmente adotamos a liderança do Comandante Hugo Chávez’, disse o Chefe do Estado.

Nesse sentido, Maduro afirmou que o povo como um todo, em particular a militância revolucionária da Venezuela, assumiu Chávez como algo histórico desde o primeiro dia, relatou a imprensa presidencial.

Por sua vez, para a deputada da Assembleia Nacional (Parlamento) Cilia Flores, não se enganou em apoiar a luta do líder da Revolução Bolivariana, que se manteve firme em sua visão franca e autêntica até que conseguiu impregnar com esse sentimento as massas populares.

‘As pessoas não estavam erradas, nós não estávamos errados sobre Chávez, porque até o último momento ele manteve seu projeto, sua autenticidade, sua franqueza’, disse.

A esse respeito, Flores afirmou que os venezuelanos vincularam-se à coragem e força do líder ao assumir plena responsabilidade pelo levante militar de 4 de fevereiro de 1992.

Maduro também lembrou a criação por Hugo Chávez do Movimento Revolucionário Bolivariano (MBR-200), como a base para a promoção do crescimento de novas estruturas políticas de união cívico-militar em defesa da nação e do povo.

Dentro dessa organização, de pensamento bolivariano, os princípios da independência foram defendidos para combater os inimigos que tentavam entregar o país ao controle do imperialismo, lembrou o presidente.

Hugo Chávez nasceu em 28 de julho de 1954 em Sabaneta, estado de Barinas, e após abraçar a carreira militar, liderou uma insurreição armada em 4 de fevereiro de 1992 contra as políticas antipopulares dos governos da chamada Quarta República.

Depois de passar dois anos na prisão, Chávez assumiu a via democrática e à frente do MBR-200 foi eleito presidente da Venezuela nas eleições realizadas em 6 de dezembro de 1998.

Ao assumir a presidência do país em 2 de fevereiro de 1999, o líder revolucionário ratificou sua vontade de promover um profundo processo de transformação social por meio da convocação de um processo constituinte.

A Carta Magna aprovada em 1999 – ainda em vigor – lançaria as bases para a construção de um novo modelo social caracterizado pelo caráter inclusivo e pelo destaque dado as classes populares.

ga / wup / cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES