Em declarações a Prensa Latina, o ativista denunciou que ações desta natureza fazem parte da campanha de mentiras e incitação ao ódio promovida pelo governo dos EUA como parte das manobras de desestabilização contra a nação caribenha.
A este respeito, ele criticou a retórica inflamatória desencadeada contra Cuba, principal causa destes atos de agressão, ‘com os quais eles tentam gerar uma opinião sobre subverter a ordem interna da ilha, insistindo na propaganda mentirosa’, afirmou.
García Calles salientou que a crescente atividade anti-cubana patrocinada por Washington estimula o exercício do terror contra a maior das Antilhas, como parte da chamada estratégia de mudança de regime.
Ele também denunciou o uso excessivo das tecnologias de informação e comunicação para gerar uma imensa quantidade de falsidades com o objetivo de confundir o povo cubano e a opinião pública internacional sobre a situação no país.
O Ministro das Relações Exteriores cubano Bruno Rodríguez confirmou na segunda-feira que a embaixada cubana na França havia sido atacada com dispositivos incendiários (coquetéis Molotov), pelos quais ele culpou o governo dos Estados Unidos.
Rodríguez chamou o ataque de uma ação terrorista e culpou Washington por incentivar tal comportamento com suas campanhas em andamento contra a nação caribenha.
Ele acrescentou que os contínuos apelos à violência por parte dos EUA, com total impunidade, são um incentivo para que tais atos ocorram.
O Ministério das Relações Exteriores de Cuba também denunciou manifestações de cerco contra sua sede diplomática na capital norte-americana, a mesma que sofreu um ataque terrorista no ano passado.
Através da rede social Twitter, o Ministério das Relações Exteriores se referiu a cartazes colocados no perímetro de sua embaixada em Washington DC, muitos dos quais contêm mensagens de ódio, de acordo com as imagens compartilhadas na plataforma de comunicação.
A missão cubana nos EUA foi vítima de um ataque em abril de 2020, que o governo dos EUA não emitiu uma declaração condenando.
mem/wup/bm