Depois de semanas de negociações a portas fechadas, senadores de ambos os lados da Câmara Alta votaram por 67 a 32 ontem para abrir o processo de debates e emendas ao projeto de lei de infraestrutura, principal prioridade legislativa do presidente.
O resultado em meio a um Senado dividido foi possível porque 17 republicanos se juntaram a 50 democratas a favor da promoção do pacote defendido por Biden.
A proposta bipartidária de cerca de US $ 1,2 trilhão visa melhorar a infraestrutura envelhecida da América, que envolverá a reconstrução de portos, aeroportos, pontes e rodovias.
Mas também gastaria dinheiro em objetivos como internet banda larga e pesquisa e desenvolvimento de carros elétricos.
Biden admitiu que a China está à frente dos Estados Unidos em setores como pesquisa e desenvolvimento e ‘se isso continuar, eles serão os donos do mercado de carros elétricos no mundo e nós temos que competir’.
Agora que há um acordo sobre as principais questões, estamos preparados para seguir em frente, disse a repórteres o senador por Ohio Rob Portman, que liderou as negociações para os republicanos.
Por sua vez, Kyrsten Sinema (Arizona), que dirigiu as negociações pelos democratas, expressou sua satisfação por ter chegado a um ponto de encontro.
O líder da maioria no Senado, Charles Schumer (democrata de Nova York), alertou que deseja votar tanto no acordo bipartidário quanto em uma resolução orçamentária que permite um pacto mais amplo – de US $ 3,5 trilhões -, que mais tarde seria aprovado.
Enquanto a Câmara dos Deputados aguarda a aprovação da iniciativa no Senado, há expectativa dos projetos de lei para financiar o governo no final de setembro.
A Câmara baixa planeja votar um pacote de US $ 617 bilhões que combina sete das 12 propostas de financiamento do Executivo.
O Congresso conta até o final do nono mês do ano para aprovar uma nova cota de dinheiro e espera-se que use um projeto de lei de curto prazo, conhecido como resolução móvel, para ultrapassar o prazo de 1ú de outubro.
Por enquanto, será necessário acelerar a redação final do texto que irá para a votação final para que o projeto seja aprovado antes que os legisladores iniciem o recesso de várias semanas de agosto.
msm / dfm / fav/gdc