A mais recente é a realizada pela Associação para o Intercâmbio Cultural e Econômico com Cuba (Aicec) e a Coordenadora Nacional das Associações de Moradores de Cuba na Itália (Conaci) para a coleta e envio de suprimentos médicos e medicamentos para a nação caribenha.
Outras organizações de diversos setores participam do esforço como a Comunidade de San Egidio, conhecido movimento secular de inspiração católica, a Confederação Geral do Trabalho Italiana (CGIL), principal centro sindical do país, cujo apoio será destinado à Central de Trabajadores de Cuba (Central de Trabajadores de Cuba). CTC).
Conta também com a adesão das representações da Associação Recreativa e Cultural Italiana (ARCI) nas regiões de Umbria e Piemonte, da Associação La Villeta de Solidariedade por Cuba e do Capítulo Nossa América-Itália da Rede em Defesa da Humanidade, entre outras.
O projeto também canalizará as contribuições da administração da região do Piemonte, na sequência do acordo da Assembleia Legislativa desse território que condenou o bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos contra Cuba e pediu ao Conselho de Administração que ajudasse a ilha a enfrentar a pandemia.
Em diálogo com a Prensa Latina, o presidente da Aicec, Michele Curto, explicou que ‘organizamos diversos canais para receber doações e ajuda solidária a Cuba’, incluindo uma plataforma logística e um acordo com a companhia aérea cubana para fazer um primeiro embarque em Agosto e possivelmente outro em setembro.
Os custos de transporte, disse, serão assumidos por empresas italianas e pela Plataforma Articulada para o Desenvolvimento Territorial Integral do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, com a colaboração de italianos e suíços.
Curto destacou a criação de dois centros de coleta, um em Roma e outro em Torino, junto com a abertura de canais e a ampliação de alianças ‘para que todos, neste momento, possam participar com um grão ou com um caminhão’ e dai para o cliente em potencial existe uma conta bancária para a coleta de fundos.
Em poucos dias, assinalou, arrecadamos 10.000 euros doados por ‘numerosas doações individuais’ de pessoas e famílias que desejam manifestar sua solidariedade a Cuba.
Ao mesmo tempo, especificou, existe a rede Sano, Justo y Solidario, com mais de 50 centros de norte a sul da península geridos por residentes cubanos e representações locais de associações de solidariedade, normalmente responsáveis pela distribuição de produtos agrícolas, produtos alimentares importados da Ilha.
No dia 27 de julho chegou a Turim o primeiro carregamento da Sicília e, no dia seguinte, outro entregue pessoalmente por cubanos residentes na cidade francesa de Marselha.
Curto indicou que ‘não estamos montando uma campanha, mas várias que vão no mesmo sentido, abertas a quem quiser participar’ e acrescentou que ‘nosso desafio tem sido justamente reunir mundos que normalmente não se falam, unidos no propósito comum de apoiar Cuba. ‘
Com essa abordagem, a Aicec participa de outras ações de apoio a Cuba, como o convênio firmado entre o Instituto Finlay de Havana e o hospital Amedeo Di Savoia de Torino, para análise de soros de voluntários cubanos vacinados com a vacina Soberana Plus.
O Laboratório de Virologia e a Clínica de Doenças Infecciosas deste centro de saúde analisam as propriedades neutralizantes do sangue de pessoas vacinadas com Soberana Plus, contra as diferentes formas do vírus SARS-CoV-2.
Curto explicou à Prensa Latina que além de contribuir para a conclusão deste acordo, o Aicec financiou a transferência para a Itália das amostras de sangue com as receitas obtidas com a venda de ovos de chocolate produzidos com matéria-prima cubana.
A questão, disse ele, não é coletar por coletar, mas usar os recursos como alavanca para mobilizar mais amigos e ampliar a solidariedade.
Por cada euro que arrecadamos com a venda de ovos de chocolate, imagine quando tivermos gerado colocando o Instituto Finlay e o hospital Amedeo di Savoia na mesma mesa, com o que isso implica de valor operacional, científico, acadêmico, político e simbólico, manifestado
rgh/fgg/jcfl