‘Nossos sinceros agradecimentos ao povo vietnamita e ao governo e às autoridades de Hanói pela doação de 12 mil toneladas de arroz para nosso país, um exemplo das históricas relações de fraternidade que nos unem’, escreveu o chefe de Relações Exteriores em sua conta no Twitter .
O primeiro-ministro da nação asiática, Pham Minh Chinh, falou na véspera com o embaixador de Cuba naquele país, Orlando Hernández, e fez uma entrega simbólica do gesto de solidariedade.
Do volume total, 10 mil toneladas foram doadas pelo Partido Comunista, pelo Estado e pelo povo vietnamita, disse o chefe do Governo, enquanto as restantes duas mil foram aportadas pelo Comité da organização política da capital daquele país.
Essas doações, assinalou Pham Minh Chinh, demonstram os laços especiais de fraternidade e solidariedade que nos unem a Cuba.
‘Acompanharemos lado a lado o povo cubano, que nos momentos mais difíceis de nossa história esteve conosco’, acrescentou.
Durante a Covid-19, Hanói deu outros gestos de solidariedade ao país antilhano, ao enviar cinco mil toneladas de arroz e suprimentos médicos para fazer frente à emergência sanitária gerada pela pandemia.
Nos últimos dias, vários países, como Rússia e México, enviaram medicamentos, alimentos e recursos hospitalares, e o Ministério de Comércio Interno de Cuba prepara a entrega gratuita à população de um módulo com produtos como arroz, macarrão, grãos e açúcar, recebidos por doações. mgt / ebr / hb