O correto desenvolvimento dos 155 constituintes responsáveis por esta tarefa foi ponderado pelo seu conselho de administração ao fazer um balanço para completar um mês de mandato, apesar das dificuldades técnicas e logísticas ocorridas até o momento.
A presidente da Convenção, Elisa Loncón, disse à emol.cl que se conseguiu ampliar a mesa diretiva e todas as comissões foram formadas, por isso esperam começar a discutir questões constitucionais em setembro.
Acrescentou que com a criação das comissões ‘procuramos avançar para escrever que esta Constituição seja de todo o Chile, representando de norte a sul, da montanha ao mar’.
Por seu turno, o vice-presidente, Jaime Bassa, informou que as comissões provisórias trabalharão durante o próximo mês de agosto na preparação do regulamento, o que permitirá começar a trabalhar os conteúdos constitucionais, provavelmente em setembro.
Estamos felizes porque apesar de todas as dificuldades que tivemos na primeira semana, conseguimos antes do final do mês instalar as oito comissões provisórias propostas, com todos os seus membros, coordenadores e com mandatos claros, o que é um passo muito importante.
Na véspera, também foi confirmada a ampliação da diretoria, que até agora era composta pela presidenta e pelo vice-presidente, e contará com sete novos vice-presidentes, incluindo duas cadeiras reservadas para povos indígenas.
Sobre esta ampliação, Elisa Loncón explicou que se pretende que todos os membros da mesa ‘nos ajudem a dar voz às comissões, aos setores que estão representados e a divulgar melhor o trabalho que fazemos’.
mgt / rc / hb